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Sacerdote de Umbanda, formado pelo Templo de Umbanda Caboclo Sete Flechas, Ogã formado pelo Templo de Umbanda Cacique Pena Branca, Sócio - Filiado ao Superior Órgão Internacional de Umbanda e dos Cultos Afro e Coordenador Regional do SOI em Amparo/SP

domingo, 24 de abril de 2016

Tenda São Jorge - Incrementos aos Ritual Umbandista



Como vimos anteriormente, através da mediunidade de Zélio Fernandino de Moraes, o Caboclo Sete Encruzilhadas inicia o culto da Umbanda em 1908 e detém o objetivo e missão de instituir o ritual Umbandista que se propaga até os dias de hoje.

Como primeiro passo, para que a religião que se iniciara se legitimasse e fosse reconhecida, ou melhor dizendo, conhecida, passou-se as fundações das sete tendas de Umbanda, fato que vimos anteriormente.

Pudemos perceber que as tendas eram compostas da palavra “ESPÍRITA” e o nome de um “SANTO CATÓLICO”, fato esse que, naquela época, fazia de vital importância para que as tendas não fossem fechadas.

É fato que, mesmo havendo uma forma de tentar impedir esses fechamentos ou interdições, as perseguições eram constantes e muitos terreiros foram depredados e seus adeptos presos pela polícia local. Tudo isso se passou em meados de 1930 a 1940 (Era Vargas).

Mas mesmo havendo todos esses empecilhos, o Caboclo Sete Encruzilhadas não se intimidou e continuou com sua missão.

Em meados de 1935, o Caboclo funda a 05º Tenda, denominada de Tenda Espírita São Jorge. Essa Tenda marca o início de uma nova “modalidade” no ritual, ou melhor dizendo, incrementa o ritual que foi instituído pelo Sr. Sete Encruzilhadas. Mas antes de entrarmos no mérito, cumpre destacar que o ritual que se propagava utilizava-se de cânticos e palmas, não havendo qualquer tipo de instrumento percussão.

E isso também foi exceção, pois algumas vezes, nem os cânticos eram entoados, mas através de rezas que se iniciavam os trabalhos.

Pois bem. No ano de fundação da Tenda São Jorge, o qual era dirigida pelo Sr. João Severino Ramos, mediunidade pela qual se manifestava o Caboclo Cobra Coral, veio uma revolução.
Além dos cânticos que muitas Tendas já realizavam, o Caboclo Cobra Coral pede o uso de atabaques durante o ritual que se realizava.

Os atabaques, bem como os cargos daqueles que tocam nesse instrumento (ogã e yadogã), são oriundos do CANDOMBLÉ, que posteriormente, através da tenda São Jorge e a permissão expressa do Caboclo Sete Encruzilhadas, foram introduzidas no culto da Umbanda e isso se propaga até os dias atuais.

Os atabaques possuem vital importância e todos que seguem a linhagem de qualquer religião afro (umbanda, candomblé, quimbanda..) reconhecem sua magnitude dentro do ritual.

Um instrumento capaz de abrir os portais de energia, facilitar a incorporação, dissipar energias e, acima de tudo, segurar as vibrações durante o decorrer do trabalho.

É claro que sua função vai muito além, mas em momento próprio, falaremos especificamente da história do atabaque, dos cargos e de sua importância, dando maior profundidade no assunto.

Por isso, na história que cerca a umbanda, a Tenda Espírita São Jorge foi responsável por introduzir uma mudança na liturgia, acrescentando o uso dos atabaques para melhor sintonizar com as energias e a espiritualidade em si.

Podem, alguns, achar um mero enfeite ou uma desnecessidade, assim como o uso de fios de contas, mas sua importância e fundamento é essencial para nossos trabalhos, devendo ter o respeito com esses instrumentos de trabalho.

Contudo, não foi só essa a contribuição que a Tenda Espírita São Jorge nos trouxe. Além do uso dos atabaques no ritual, a Tenda trouxe uma outra linha de trabalho, como sendo a dos EXUS e POMBA-GIRAS (POMBO-GIRA).

Foi a Tenda Espírita São Jorge que instituiu a linha de trabalho dos nossos Compadres e Comadres, nossos Guardiões e nossos “Policiais” de todas as horas e momentos.

Então, vimos que não se pode deixar passar abatido fatos tão importantes de nossa história, muitas vezes não contadas ou simplesmente ignoradas em algumas casas.

Lembra da famosa frase da Umbanda? “Umbanda tem Fundamentos”.
Pois é isso mesmo que a história nos remete: aos seus princípios e fundamentos. Nada se cria por um mero acaso, mas tudo surge em dado momento e isso se constrói os pilares de nossa cultura.

Saudemos essa tenda pelas mudanças que incrementou e por se perpetuar até os dias de hoje.
Saudemos nosso Pai Ogum, que no sincretismo nos remete a São Jorge, que ontem, 23 de Abril, comemoramos o seu dia.

Salve a Tenda São Jorge!
Salve a Umbanda Sagrada!

Axé.

Pai Igor Luís de Camargo.

2 comentários:

  1. O que é isso meu amigo? De onde você tirou essas histórias?

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